8, v.2Otherness and breast cancer: an analysis based on discourseThe image of nursing in view of stereotypes: a bibliographic review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

JUAREZ, Giovanna Maribel Rosado, GOIS, Cristiane Franca Lisboa y SAWADA, Namie Okino. Ansiedade e medo: avaliação crítica dos artigos na área da saúde. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200008&lng=es&nrm=iso> .

A ansiedade e o medo são estados emocionais presenciados em alguns indivíduos que sentem-se ameaçados na continuidade da rotina de vida. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter decritivo-exploratório e, objetivou pesquisar evidências científicas sobre esses estados, correlacionando-os ao âmbito da enfermagem. Ao realizar a pesquisa bibliográfica, verificamos um número reduzido de artigos, dissertações e teses, sobre o tema em questão, no âmbito da enfermagem, limitando assim nosso estudo. Do total de artigos pesquisados não encontramos evidências de uma revisão sistemática (metanálise) sobre o tema proposto e estudos clínicos randomizados (nível I). Dos demais níveis de evidência foram encontrados sete estudos randomizados (nível II) desenvolvidos pela área médica e, dos níveis III, IV e V foram encontrados sete estudos realizados por enfermeiros que versavam sobre as preocupações da ansiedade nos períodos pré-operatório e pós-operatório, procurando estabelecer os vários fatores da mesma, dos quais 28,5% enfocavam a comunicação com o paciente com vista a atenuar a ansiedade e diminuir o medo.

Palabras llave : ansiedade e medo; enfermagem baseada em evidências.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués