8, v.2Alteridade e câncer de mama: uma análise fundada no discursoA imagem da enfermagem frente aos estereótipos: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Juárez Giovanna Maribel Rosado, Gois Cristiane Franca Lisboa, Sawada Namie Okino. Ansiedade e medo: avaliação crítica dos artigos na área da saúde. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 24]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200008&lng=pt&nrm=van .

A ansiedade e o medo são estados emocionais presenciados em alguns indivíduos que sentem-se ameaçados na continuidade da rotina de vida. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter decritivo-exploratório e, objetivou pesquisar evidências científicas sobre esses estados, correlacionando-os ao âmbito da enfermagem. Ao realizar a pesquisa bibliográfica, verificamos um número reduzido de artigos, dissertações e teses, sobre o tema em questão, no âmbito da enfermagem, limitando assim nosso estudo. Do total de artigos pesquisados não encontramos evidências de uma revisão sistemática (metanálise) sobre o tema proposto e estudos clínicos randomizados (nível I). Dos demais níveis de evidência foram encontrados sete estudos randomizados (nível II) desenvolvidos pela área médica e, dos níveis III, IV e V foram encontrados sete estudos realizados por enfermeiros que versavam sobre as preocupações da ansiedade nos períodos pré-operatório e pós-operatório, procurando estabelecer os vários fatores da mesma, dos quais 28,5% enfocavam a comunicação com o paciente com vista a atenuar a ansiedade e diminuir o medo.

Palavras-chave : ansiedade e medo; enfermagem baseada em evidências.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português