8, v.2Systematic literature review and meta-analysis: basic notions about its design, interpretation and application in health researchAspects of popular participation in the local health commissions author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

BRIENZA, Adriana Mafra and CLAPIS, Maria José. Acesso ao pré- natal na rede básica de saúde do município de Ribeirão Preto: análise da assistência recebida por um grupo de mulheres. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200011&lng=en&nrm=iso> .

Verificar os indicadores da assistência pré-natal oferecida pela Rede Básica de Saúde do município de Ribeirão Preto para um grupo de mulheres e identificar como ocorreu o acesso destas mulheres ao pré- natal, foram os objetivos deste estudo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi- estruturada, realizada com 35 mulheres que tiveram o parto na Maternidade do Complexo Aeroporto e que fizeram o pré-natal na Rede Básica de Saúde do município. Identificamos que 54,6% das mulheres iniciaram o pré-natal no segundo trimestre da gestação e 40% tiveram menos de 6 consultas no pré-natal. Na assistência pré-natal, o acesso sócio-cultural foi definido pelas mulheres como atenção biológica e individual, centrada na consulta médica. O acesso organizacional apresentou obstáculos relacionados ao tempo de espera para consulta, falta de vagas e dificuldade para realização de exames. Como acesso geográfico/econômico, foram relacionados a distância da maternidade, bem como a dificuldade financeira para o transporte. Entendemos que este estudo pode subsidiar ações que contribuam para o planejamento da assistência ao pré-natal junto ao Programa de Saúde da Mulher, com perspectivas de construção de uma nova prática, envolvendo equipes multidisciplinares nos diferentes níveis de complexidade.

Keywords : humanização da assistência; assistência pré-natal.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese