8, v.2Revisão sistemática de literatura e metanálise: noções básicas sobre seu desenho, interpretação e aplicação na área da saúdeFaces da participação popular nas comissões locais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Brienza Adriana Mafra, Clapis Maria José. Acesso ao pré- natal na rede básica de saúde do município de Ribeirão Preto: análise da assistência recebida por um grupo de mulheres. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 20]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200011&lng=pt&nrm=van .

Verificar os indicadores da assistência pré-natal oferecida pela Rede Básica de Saúde do município de Ribeirão Preto para um grupo de mulheres e identificar como ocorreu o acesso destas mulheres ao pré- natal, foram os objetivos deste estudo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi- estruturada, realizada com 35 mulheres que tiveram o parto na Maternidade do Complexo Aeroporto e que fizeram o pré-natal na Rede Básica de Saúde do município. Identificamos que 54,6% das mulheres iniciaram o pré-natal no segundo trimestre da gestação e 40% tiveram menos de 6 consultas no pré-natal. Na assistência pré-natal, o acesso sócio-cultural foi definido pelas mulheres como atenção biológica e individual, centrada na consulta médica. O acesso organizacional apresentou obstáculos relacionados ao tempo de espera para consulta, falta de vagas e dificuldade para realização de exames. Como acesso geográfico/econômico, foram relacionados a distância da maternidade, bem como a dificuldade financeira para o transporte. Entendemos que este estudo pode subsidiar ações que contribuam para o planejamento da assistência ao pré-natal junto ao Programa de Saúde da Mulher, com perspectivas de construção de uma nova prática, envolvendo equipes multidisciplinares nos diferentes níveis de complexidade.

Palavras-chave : humanização da assistência; assistência pré-natal.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português