8, v.2Access to prenatal healthcare provided by the basic healthcare network in Ribeirão Preto: analysis of the care received by a group of womenTeaching development program in enhancing graduate students' education: an experience report author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

FREDERICO, Priscila and ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de. Faces da participação popular nas comissões locais de saúde. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200012&lng=en&nrm=iso> .

Na atualidade vivenciamos a intensificação do debate sobre direito, democracia e participação onde um aspecto nuclear é a reativação dos movimentos sociais por saúde. Este estudo teve como objetivos identificar e caracterizar as Comissões Locais de Saúde no município de Ribeirão Preto, SP, com relação à conformação, funcionamento e participação e analisar a participação popular nessas Comissões, buscando visualizar a existência de limites e oportunidades. Para desenvolver o estudo utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, com a entrevista e a observação participante como métodos de coleta de dados. Buscando aplicar o referencial teórico de Habermas, visualizamos a participação popular como um fenômeno social e histórico que está "Saindo da toca", marcado por muitas "lutas" e "tentativas". Encontramos uma comunicação entre os sujeitos ainda muito centrada em ações estratégicas que "colonizavam" o mundo da vida dos sujeitos. Entretanto, pudemos visualizar momentos de ações solidárias entre os sujeitos que clamavam "Queremos ser ouvidos", aflorando a possibilidade de construção de um espaço público autônomo. Surge então, a necessidade de que a participação popular na área da saúde seja realmente incorporada como um projeto político forte pelas administrações municipais. Assim, defendemos a educação popular para construirmos um mundo com mais participação e justiça social.

Keywords : participação popular; saúde.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese