8, v.2Access to prenatal healthcare provided by the basic healthcare network in Ribeirão Preto: analysis of the care received by a group of womenTeaching development program in enhancing graduate students' education: an experience report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

Frederico Priscila, Almeida Maria Cecília Puntel de. Faces da participação popular nas comissões locais de saúde. In: Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria [Anales electrnicos]; 2002  Mayo 02-03; San Pablo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mayo 19]. Disponible en: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200012&lng=es&nrm=van .

Na atualidade vivenciamos a intensificação do debate sobre direito, democracia e participação onde um aspecto nuclear é a reativação dos movimentos sociais por saúde. Este estudo teve como objetivos identificar e caracterizar as Comissões Locais de Saúde no município de Ribeirão Preto, SP, com relação à conformação, funcionamento e participação e analisar a participação popular nessas Comissões, buscando visualizar a existência de limites e oportunidades. Para desenvolver o estudo utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, com a entrevista e a observação participante como métodos de coleta de dados. Buscando aplicar o referencial teórico de Habermas, visualizamos a participação popular como um fenômeno social e histórico que está "Saindo da toca", marcado por muitas "lutas" e "tentativas". Encontramos uma comunicação entre os sujeitos ainda muito centrada em ações estratégicas que "colonizavam" o mundo da vida dos sujeitos. Entretanto, pudemos visualizar momentos de ações solidárias entre os sujeitos que clamavam "Queremos ser ouvidos", aflorando a possibilidade de construção de um espaço público autônomo. Surge então, a necessidade de que a participação popular na área da saúde seja realmente incorporada como um projeto político forte pelas administrações municipais. Assim, defendemos a educação popular para construirmos um mundo com mais participação e justiça social.

Palabras llave : participação popular; saúde.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués