8, v.2Acesso ao pré- natal na rede básica de saúde do município de Ribeirão Preto: análise da assistência recebida por um grupo de mulheresPrograma de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

FREDERICO, Priscila e ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de. Faces da participação popular nas comissões locais de saúde. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 06 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200012&lng=pt&nrm=iso> .

Na atualidade vivenciamos a intensificação do debate sobre direito, democracia e participação onde um aspecto nuclear é a reativação dos movimentos sociais por saúde. Este estudo teve como objetivos identificar e caracterizar as Comissões Locais de Saúde no município de Ribeirão Preto, SP, com relação à conformação, funcionamento e participação e analisar a participação popular nessas Comissões, buscando visualizar a existência de limites e oportunidades. Para desenvolver o estudo utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, com a entrevista e a observação participante como métodos de coleta de dados. Buscando aplicar o referencial teórico de Habermas, visualizamos a participação popular como um fenômeno social e histórico que está "Saindo da toca", marcado por muitas "lutas" e "tentativas". Encontramos uma comunicação entre os sujeitos ainda muito centrada em ações estratégicas que "colonizavam" o mundo da vida dos sujeitos. Entretanto, pudemos visualizar momentos de ações solidárias entre os sujeitos que clamavam "Queremos ser ouvidos", aflorando a possibilidade de construção de um espaço público autônomo. Surge então, a necessidade de que a participação popular na área da saúde seja realmente incorporada como um projeto político forte pelas administrações municipais. Assim, defendemos a educação popular para construirmos um mundo com mais participação e justiça social.

Palavras-chave : participação popular; saúde.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português