8, v.2Aspects of popular participation in the local health commissionsReflections on breastfeeding counseling from the perspective of human communication author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

VIEIRA, Lúcio José, SASSAKI, Cinthia Midori, PROTTI, Simone Teresinha et al. Programa de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200013&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho relata a experiência vivenciada por pós-graduandos bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP durante o 2º semestre de 2001. São apresentadas informações básicas sobre o Programa, o qual destina-se a aprimorar a formação do aluno de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas. Tanto na avaliação dos bolsistas quanto no depoimento dos alunos de graduação percebe-se que o PAE pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo os alunos, bolsistas e professores. O Programa, implantado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP em 1994, tem apresentado uma crescente evolução, sendo importante na preparação de docentes para o ensino superior, devendo ser incentivada a participação dos alunos de pós-graduação.

Keywords : Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE); ensino de enfermagem; pós-graduação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese