Services
Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN
Abstract
Vieira Lúcio José, Sassaki Cinthia Midori, Protti Simone Teresinha, Pinto Ione Carvalho, Villa Tereza Cristina Scatena, Palha Pedro Fredemir. Programa de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência. In: Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium [Proceedings online]; 2002 May 02-03; São Paulo, SP, Brazil. 2002 [cited 2024 Apr 25]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200013&lng=en&nrm=van .
O presente trabalho relata a experiência vivenciada por pós-graduandos bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP durante o 2º semestre de 2001. São apresentadas informações básicas sobre o Programa, o qual destina-se a aprimorar a formação do aluno de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas. Tanto na avaliação dos bolsistas quanto no depoimento dos alunos de graduação percebe-se que o PAE pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo os alunos, bolsistas e professores. O Programa, implantado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP em 1994, tem apresentado uma crescente evolução, sendo importante na preparação de docentes para o ensino superior, devendo ser incentivada a participação dos alunos de pós-graduação.
Keywords : Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE); ensino de enfermagem; pós-graduação.