8, v.2Aspects of popular participation in the local health commissionsReflections on breastfeeding counseling from the perspective of human communication índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

VIEIRA, Lúcio José, SASSAKI, Cinthia Midori, PROTTI, Simone Teresinha et al. Programa de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200013&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho relata a experiência vivenciada por pós-graduandos bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP durante o 2º semestre de 2001. São apresentadas informações básicas sobre o Programa, o qual destina-se a aprimorar a formação do aluno de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas. Tanto na avaliação dos bolsistas quanto no depoimento dos alunos de graduação percebe-se que o PAE pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo os alunos, bolsistas e professores. O Programa, implantado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP em 1994, tem apresentado uma crescente evolução, sendo importante na preparação de docentes para o ensino superior, devendo ser incentivada a participação dos alunos de pós-graduação.

Palabras llave : Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE); ensino de enfermagem; pós-graduação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués