8, v.2Faces da participação popular nas comissões locais de saúdeReflexões sobre o aconselhamento em amamentação na perspectiva da comunicação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Vieira Lúcio José, Sassaki Cinthia Midori, Protti Simone Teresinha, Pinto Ione Carvalho, Villa Tereza Cristina Scatena, Palha Pedro Fredemir. Programa de aperfeiçoamento de ensino no aprimoramento da formação do aluno de pós-graduação: relato de experiência. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mar 29]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200013&lng=pt&nrm=van .

O presente trabalho relata a experiência vivenciada por pós-graduandos bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Pública I do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP durante o 2º semestre de 2001. São apresentadas informações básicas sobre o Programa, o qual destina-se a aprimorar a formação do aluno de pós-graduação por meio de estágio supervisionado de docência, em atividades didáticas. Tanto na avaliação dos bolsistas quanto no depoimento dos alunos de graduação percebe-se que o PAE pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de um diálogo de atores, incluindo os alunos, bolsistas e professores. O Programa, implantado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP em 1994, tem apresentado uma crescente evolução, sendo importante na preparação de docentes para o ensino superior, devendo ser incentivada a participação dos alunos de pós-graduação.

Palavras-chave : Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE); ensino de enfermagem; pós-graduação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português