8, v.2Verbal communication: a contribution to breastfeeding counselingElectronic medical prescriptions at a university hospital: a communication vehicle between doctors and nursing teams author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CARVALHO, Emilia Campos de, MELO, Alexandra de Souza, MULLER, Melina et al. O significado de cuidar para enfermeiros oncológicos. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200016&lng=en&nrm=iso> .

O cuidar é uma ação inerente à profissão da Enfermagem, considerando sua importância, o objetivo deste trabalho centralizou-se em compor o significado do conceito cuidar para enfermeiros que atuam em áreas oncológicas. O referencial teórico adotado foi a Teoria Representacional de Significado de Ogden e Richards (1976). Fizeram parte da amostra 11 enfermeiros matriculados em um Curso de Especialização em Oncologia, oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no ano de 2001. Os resultados mostraram que quanto ao significado no Símbolo, 50% da amostra referiu-se ao cuidar como ter atenção ou preocupação com o cliente. O significado no Referente, 42,86% das respostas reportaram ao cuidar como característica humana e 53,33%, ainda, caracterizaram o cuidar apenas dentro da dimensão física. Finalmente, o significado no Pensamento, centralizou-se em 36,37% da amostra no cuidar acerca da dimensão da percepção de sentimentos positivos de quem é cuidado. Considerou-se neste estudo que o enfermeiro idealiza um cuidar que é essencial à nossa prática, como retratam as respostas, por exemplo, prover tudo que uma pessoa precisa e estabelecer um equilíbrio, mas as condições atuais de trabalho não são condizentes a tais situações.

Keywords : comunicação em enfermagem; cuidar; oncologia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese