8, v.2Web site: uma estratégia de comunicação/ensino na enfermagemA importância da comunicação na administração de medicamentos em idosos: uma contribuição da enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Bezerra Fernanda Garcia, Johanson Laura, Pereira Adriana Lemos. Repensando educação em saúde na ótica da enfermagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 18]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200019&lng=pt&nrm=van .

Este estudo trata da relevância da Educação em Saúde inserida na prática profissional da Enfermagem. Tem como objetivo identificar as opiniões dos usuários acerca das atividades educativas desenvolvidas em salas de espera numa Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta usuários de um Centro Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Aos participantes das atividades desenvolvidas junto aos acadêmicos foram distribuídos questionários dos quais realizamos a análise, baseada nas respostas. Os usuários afirmam ser essas atividades, de grande importância por ser tratar de uma oportunidade de aprender, recebendo diversas informações. Diante das respostas, emergiram duas categorias: 1) Ser informado para informar; 2) Ser informado para cuidar. Percebemos assim a validação dessas atividades enquanto acadêmicos de enfermagem e a necessidade de uma real articulação entre processo de assistir com processos de educar.

Palavras-chave : enfermagem; saúde; educação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português