8, v.2Rethinking health education from the nursing perspectiveTherapeutic touch - nonverbal communication: use in worker’s health clinic author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

BEZERRA, Fernanda Garcia, RIBEIRO, Flávia Letícia Trindade and FERNANDES, Walter. A importância da comunicação na administração de medicamentos em idosos: uma contribuição da enfermagem. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200020&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo trata da necessidade de se manter uma via de comunicação aberta entre os profissionais de enfermagem e a equipe multidisciplinar, no que se refere a administração de medicamentos em idosos. Tem como objetivos: 1) Verificar se os acadêmicos de enfermagem observaram reações indesejáveis na utilização de medicamentos com pacientes idosos; 2) Despertar sobre a importância da comunicação na administração de medicamentos em idosos. Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos foram acadêmicos de enfermagem do 5° e 6° períodos de uma universidade pública. Como instrumento para coleta de dados elaboramos um questionário direcionado ao objeto e objetivos do estudo. Observamos que a preocupação dos acadêmicos era relatar as reações esperadas no uso das medicações. Isso nos fez perceber que eles não tinham como uma das preocupações primordiais as reações adversas tão comuns na terapêutica dos idosos. Evidenciamos assim a importância da apropriação de conhecimentos no que se refere a administração de medicamentos em idosos, e a necessidade de se manter um fluxo de informações nos registros de enfermagem e nas passagens de plantões para uma comunicação adequada das reações que possam surgir no uso dos fármacos em idosos, para uma avaliação eficaz da terapia medicamentosa.

Keywords : comunicação; medicamentos; idosos; enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese