8, v.2The importance of communication in medication administration to elderly persons: a nursing contributionEducational program evaluation at a preventive health service - SEMPRE author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

FERNANDES, Angela Cristina Puzzi and NAGAY, Silvana Capelleti. Toque terapêutico - comunicação não verbal: uso em ambulatório de saúde do trabalhador. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200021&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo foi realizado em um ambulatório de saúde do trabalhador, de uma empresa de alta tecnologia situada no interior do estado de São Paulo. As autoras realizaram um levantamento do perfil e das patologias dos empregados que foram submetidos ao Toque Terapêutico (Método Krieger-Kunz).abalhadores. A amostra constituiu-se de 38 empregados. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro à outubro de 2001, através de consultas de enfermagem, com encaminhamento médico, ou procura espontânea além da consulta a dados do prontuário . O objetivo do trabalho foi estudar a implantação do uso do Toque terapêutico (Método Krieger-Kunz) como atividade de enfermeiro, em ambulatório de saúde do trabalhador.

Keywords : toque terapêutico; terapias alternativas; enfermagem; saúde do trabalhador.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese