8, v.2The importance of communication in medication administration to elderly persons: a nursing contributionEducational program evaluation at a preventive health service - SEMPRE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

Fernandes Angela Cristina Puzzi, Nagay Silvana Capelleti. Toque terapêutico - comunicação não verbal: uso em ambulatório de saúde do trabalhador. In: Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria [Anales electrnicos]; 2002  Mayo 02-03; San Pablo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mayo 19]. Disponible en: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200021&lng=es&nrm=van .

Este estudo foi realizado em um ambulatório de saúde do trabalhador, de uma empresa de alta tecnologia situada no interior do estado de São Paulo. As autoras realizaram um levantamento do perfil e das patologias dos empregados que foram submetidos ao Toque Terapêutico (Método Krieger-Kunz).abalhadores. A amostra constituiu-se de 38 empregados. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro à outubro de 2001, através de consultas de enfermagem, com encaminhamento médico, ou procura espontânea além da consulta a dados do prontuário . O objetivo do trabalho foi estudar a implantação do uso do Toque terapêutico (Método Krieger-Kunz) como atividade de enfermeiro, em ambulatório de saúde do trabalhador.

Palabras llave : toque terapêutico; terapias alternativas; enfermagem; saúde do trabalhador.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués