8, v.2A importância da comunicação na administração de medicamentos em idosos: uma contribuição da enfermagemAvaliação do programa educativo do serviço de medicina preventiva SEMPRE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Fernandes Angela Cristina Puzzi, Nagay Silvana Capelleti. Toque terapêutico - comunicação não verbal: uso em ambulatório de saúde do trabalhador. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mar 29]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200021&lng=pt&nrm=van .

Este estudo foi realizado em um ambulatório de saúde do trabalhador, de uma empresa de alta tecnologia situada no interior do estado de São Paulo. As autoras realizaram um levantamento do perfil e das patologias dos empregados que foram submetidos ao Toque Terapêutico (Método Krieger-Kunz).abalhadores. A amostra constituiu-se de 38 empregados. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro à outubro de 2001, através de consultas de enfermagem, com encaminhamento médico, ou procura espontânea além da consulta a dados do prontuário . O objetivo do trabalho foi estudar a implantação do uso do Toque terapêutico (Método Krieger-Kunz) como atividade de enfermeiro, em ambulatório de saúde do trabalhador.

Palavras-chave : toque terapêutico; terapias alternativas; enfermagem; saúde do trabalhador.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português