8, v.2Educational program evaluation at a preventive health service - SEMPREBreastfeeding in the delivery room: health professionals’ view author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ROCHA, Eliana Mara and SILVA, Maria Julia Paes da. Mudanças nas relações em sala de aula e sua influência na aprendizagem. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200023&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo é uma reflexão sobre o ensino de enfermagem e a motivação que o aluno tem para o processo de ensino-aprendizagem, foi realizado com o objetivo de apreender os significados atribuídos à comunicação docente-discente no ensino de enfermagem e desenvolvido como um estudo transversal e de campo das interações entre docente e alunos em sala de aula. Os resultados do estudo mostraram aspectos facilitadores como dinâmica da aula, boa comunicação professor-aluno e um conteúdo relevante e aspectos dificultadores como o tempo reduzido para a matéria, inibição de alguns alunos e a falta de interesse pelo tema. Os sujeitos pesquisados apresentaram, ainda, propostas de mudanças que julgavam importantes nas relações em sala de aula, quais foram diversificação/ inovação de métodos de ensino, saber ouvir, diálogo e aproveitamento do tempo. Estas considerações nos levam também a refletir sobre os currículos de graduação em enfermagem e o quanto estamos presos a grades curriculares, sem repensar ou organizar nosso tempo de forma realmente produtiva e que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e respeitadas em sala de aula, pois estimulam a construção do conhecimento.

Keywords : ensino de enfermagem; aprendizagem; comunicação em enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese