Serviços
Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN
Resumo
Rocha Eliana Mara, Silva Maria Julia Paes da. Mudanças nas relações em sala de aula e sua influência na aprendizagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002 Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200023&lng=pt&nrm=van .
Este estudo é uma reflexão sobre o ensino de enfermagem e a motivação que o aluno tem para o processo de ensino-aprendizagem, foi realizado com o objetivo de apreender os significados atribuídos à comunicação docente-discente no ensino de enfermagem e desenvolvido como um estudo transversal e de campo das interações entre docente e alunos em sala de aula. Os resultados do estudo mostraram aspectos facilitadores como dinâmica da aula, boa comunicação professor-aluno e um conteúdo relevante e aspectos dificultadores como o tempo reduzido para a matéria, inibição de alguns alunos e a falta de interesse pelo tema. Os sujeitos pesquisados apresentaram, ainda, propostas de mudanças que julgavam importantes nas relações em sala de aula, quais foram diversificação/ inovação de métodos de ensino, saber ouvir, diálogo e aproveitamento do tempo. Estas considerações nos levam também a refletir sobre os currículos de graduação em enfermagem e o quanto estamos presos a grades curriculares, sem repensar ou organizar nosso tempo de forma realmente produtiva e que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e respeitadas em sala de aula, pois estimulam a construção do conhecimento.
Palavras-chave : ensino de enfermagem; aprendizagem; comunicação em enfermagem.