8, v.2Avaliação do programa educativo do serviço de medicina preventiva SEMPREAleitamento materno na sala de parto: a visão dos profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Rocha Eliana Mara, Silva Maria Julia Paes da. Mudanças nas relações em sala de aula e sua influência na aprendizagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200023&lng=pt&nrm=van .

Este estudo é uma reflexão sobre o ensino de enfermagem e a motivação que o aluno tem para o processo de ensino-aprendizagem, foi realizado com o objetivo de apreender os significados atribuídos à comunicação docente-discente no ensino de enfermagem e desenvolvido como um estudo transversal e de campo das interações entre docente e alunos em sala de aula. Os resultados do estudo mostraram aspectos facilitadores como dinâmica da aula, boa comunicação professor-aluno e um conteúdo relevante e aspectos dificultadores como o tempo reduzido para a matéria, inibição de alguns alunos e a falta de interesse pelo tema. Os sujeitos pesquisados apresentaram, ainda, propostas de mudanças que julgavam importantes nas relações em sala de aula, quais foram diversificação/ inovação de métodos de ensino, saber ouvir, diálogo e aproveitamento do tempo. Estas considerações nos levam também a refletir sobre os currículos de graduação em enfermagem e o quanto estamos presos a grades curriculares, sem repensar ou organizar nosso tempo de forma realmente produtiva e que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e respeitadas em sala de aula, pois estimulam a construção do conhecimento.

Palavras-chave : ensino de enfermagem; aprendizagem; comunicação em enfermagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português