8, v.2Changes in classroom relations and their influence on learningNursing administration: room for implanting computerized routines author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

MANZINI, Fernanda C., PARADA, Cristina M.G.L. and JULIANI, Carmen M.C.M. Aleitamento materno na sala de parto: a visão dos profissionais de saúde. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200024&lng=en&nrm=iso> .

A amamentação auxilia na relação mãe/bebê, através do contato epidérmico, troca de toques e olhares. Os dez passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), visam obter o sucesso no aleitamento materno. O Ministério da Saúde do Brasil, normatiza que todo recém nascido deverá ser colocado junto à mãe para sugar durante a primeira meia hora de vida, sempre que ambos estiverem em boas condições. O objetivo é descrever a visão dos profissionais em relação a primeira mamada na Sala de Parto, do Hospital das Clínicas da FMB - Botucatu. Foram realizadas 13 entrevistas gravadas com membros da equipe, agrupadas por elementos ou aspectos com características comuns. Dos entrevistados a maioria eram mulheres (84,6%) e 69,2% de nível superior. A maioria 69,2% tinham conhecimento dos dez passos da IHAC, 77% deles presenciaram a amamentação na sala de parto, relatando a formação de vínculo e apego mãe/bebê e incentivo ao aleitamento materno. As dificuldades apontadas são quanto ao tipo de parto, equipe e condições do binômio. Percebemos através das entrevistas que a instituição está iniciando tal processo, o qual requer mudanças na rotina, reformulação de normas e treinamento dos profissionais.

Keywords : aleitamento materno; sala de parto; profissionais de saúde.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese