8, v.2Educational game as a cervical cancer prevention resourceVerbal communication: perception of visitors to newborns at the intensive and semi-intensive neonatal units among doctors and nursing staff author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

TSUNECHIRO, Maria Alice, BONADIO, Isabel Cristina and OLIVEIRA, Vilma Melo de. Acolhimento: fator diferencial no cuidado pré-natal. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200027&lng=en&nrm=iso> .

Na construção da qualidade da atenção pré-natal preconizada pelo Ministério da Saúde está implícito a valorização do acolhimento como um de seus componentes. O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa referente aos aspectos relacionais apontados por gestantes como razão para continuarem freqüentando um serviço de pré-natal geograficamente distante de suas residências. Trata-se de análise qualitativa de dados da pesquisa realizada no serviço de pré-natal do Amparo Maternal e referem-se aos depoimentos de 211 gestantes residentes fora da área de abrangência da instituição e que compareceram no mínimo a seis consultas. As respostas referentes à experiência da gestante como usuária do serviço foram agrupadas nas dimensões administrativa, técnica e relacional. Os resultados evidenciam os aspectos relacionais e técnicos como aqueles que as gestantes mais gostam no serviço e também como razão para continuarem freqüentando o serviço. Todos os depoimentos demonstram o que as mulheres desejam: serem vistas e tratadas como seres humanos, acolhidas, respeitadas, sem julgamentos ou preconceitos. Elas confiam na competência dos profissionais que atuam na instituição.

Keywords : cuidado pré-natal; acolhimento; relações interpessoais.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese