8, v.2Acolhimento: fator diferencial no cuidado pré-natalCompreendendo a linguagem de discentes de enfermagem sobre o cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Orlandi Márcia Helena Freire, Mexia Ana Paula Agostinho, Arruda Débora Cristina, Neves Fabrícia Adriana Mazzo, Oliveira Jucélia Lins dos Santos, Castilho Sonia Aparecida. Comunicação verbal: percepção dos visitantes de neonatos da unidade intensiva e semi-intensiva neonatais entre a equipe médica e de enfermagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200028&lng=pt&nrm=van .

A comunicação verbal é considerada ponto de fragilidade quando se trabalha com pacientes graves. Esta comunicação com paciente grave pediátrico recém-nascido (RN) torna-se mais delicada ainda, pois na maioria das vezes este RN é prematuro, necessitando de assistência especial, situação que gera sentimento de angústia e vários conflitos familiares. Este trabalho descritivo-exploratório busca a compreensão da percepção que familiares e visitantes de neonatos internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva têm da comunicação verbal que acontece entre eles e as equipes de enfermagem e médica. Entrevistas foram realizadas nas visitas hospitalares, foram validadas para o estudo um total de 16 entrevistas. De maneira geral, tanto a equipe médica como a de enfermagem tem se preocupado e valorizam a comunicação verbal, no entanto a equipe de enfermagem está sempre mais próxima do visitante e é mais solicitada. Quanto às informações as que dizem respeito à contribuição da família no tratamento são as mais enfatizadas pelos profissionais. Há necessidade de organizar nos setores estudados o processo de comunicação verbal entre as equipes e os clientes, sempre respeitando as competências de cada uma delas e as peculiaridades/contexto de vida de cada família.

Palavras-chave : comunicação verbal; neonatologia; assistência intensiva.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português