8, v.2Verbal communication: perception of visitors to newborns at the intensive and semi-intensive neonatal units among doctors and nursing staffLearning on-line: communication in an information ecology author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SALES, Catarina Aparecida. Compreendendo a linguagem de discentes de enfermagem sobre o cuidado. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200029&lng=en&nrm=iso> .

Esta investigação tem como finalidade abarcar a concepção dos discentes de graduação em enfermagem sobre o sentido do cuidado na profissão. Para tanto, parto de inquietações emergidas em meu cotidiano, enquanto enfermeira assistencial e docente de enfermagem. Apresento uma reflexão sobre o caminho a ser percorrido e encontro na pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica, o método adequado para desvelar o fenômeno interrogado. Da análise dos discursos emergiram três categorias abertas: o cuidado como possibilidade de estar-com-o-outro em solicitude; o cuidado como ação na prevenção de doenças; o cuidado no desenvolvimento de uma visão global do doente e sua família. Ao interpretar os significados contidos nos discursos, percebi que o cuidado na concepção dos sujeitos é um instrumento valioso no aperfeiçoamento da profissão e ao mesmo tempo um caminho certo para estar-com-o-doente exprimindo sentimentos de solicitude.

Keywords : sentido do cuidado; abordagem fenomenológica; discente em enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese