8, v.2Comunicação verbal: percepção dos visitantes de neonatos da unidade intensiva e semi-intensiva neonatais entre a equipe médica e de enfermagemAprendizado online: comunicação em uma ecologia de informações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

SALES, Catarina Aparecida. Compreendendo a linguagem de discentes de enfermagem sobre o cuidado. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200029&lng=pt&nrm=iso> .

Esta investigação tem como finalidade abarcar a concepção dos discentes de graduação em enfermagem sobre o sentido do cuidado na profissão. Para tanto, parto de inquietações emergidas em meu cotidiano, enquanto enfermeira assistencial e docente de enfermagem. Apresento uma reflexão sobre o caminho a ser percorrido e encontro na pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica, o método adequado para desvelar o fenômeno interrogado. Da análise dos discursos emergiram três categorias abertas: o cuidado como possibilidade de estar-com-o-outro em solicitude; o cuidado como ação na prevenção de doenças; o cuidado no desenvolvimento de uma visão global do doente e sua família. Ao interpretar os significados contidos nos discursos, percebi que o cuidado na concepção dos sujeitos é um instrumento valioso no aperfeiçoamento da profissão e ao mesmo tempo um caminho certo para estar-com-o-doente exprimindo sentimentos de solicitude.

Palavras-chave : sentido do cuidado; abordagem fenomenológica; discente em enfermagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português