8, v.2Learning on-line: communication in an information ecologyCommunication and leadership in the nursing team author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SAITO, Emília and GUALDA, Dulce Maria Rosa. Preocupando-se com a futura vivência da dor de parto e a sua expressão durante o trabalho de parto. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200031&lng=en&nrm=iso> .

Ao procurar compreender a vivência da dor de parto pelas mulheres que deram à luz em um hospital-escola, onde a prática de analgesia do parto não é comum, foi possível perceber pela análise dos dados que a expectativa da experiência da sensação dolorosa é inerente ao processo de parturição pela gestante e pela forma que utiliza para expressar essa dor no contexto da assistência. O estudo etnográfico foi desenvolvido com a adoção da Antropologia Cultural como referencial e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as mulheres e pela observação direta do contexto. Conclui-se que a atitude de acolhimento da mulher pelo profissional que a assiste pode ser uma estratégia para a compreensão do fenômeno, independente da fase em que ela se encontra. Assim, possibilita a implementação de um cuidado eficaz e de qualidade, uma vez que refletirá de forma positiva na relação profissional-mulher e família.

Keywords : dor; parto; assistência obstétrica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese