8, v.2Aprendizado online: comunicação em uma ecologia de informaçõesComunicação e liderança na equipe de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

SAITO, Emília e GUALDA, Dulce Maria Rosa. Preocupando-se com a futura vivência da dor de parto e a sua expressão durante o trabalho de parto. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200031&lng=pt&nrm=iso> .

Ao procurar compreender a vivência da dor de parto pelas mulheres que deram à luz em um hospital-escola, onde a prática de analgesia do parto não é comum, foi possível perceber pela análise dos dados que a expectativa da experiência da sensação dolorosa é inerente ao processo de parturição pela gestante e pela forma que utiliza para expressar essa dor no contexto da assistência. O estudo etnográfico foi desenvolvido com a adoção da Antropologia Cultural como referencial e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as mulheres e pela observação direta do contexto. Conclui-se que a atitude de acolhimento da mulher pelo profissional que a assiste pode ser uma estratégia para a compreensão do fenômeno, independente da fase em que ela se encontra. Assim, possibilita a implementação de um cuidado eficaz e de qualidade, uma vez que refletirá de forma positiva na relação profissional-mulher e família.

Palavras-chave : dor; parto; assistência obstétrica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português