8, v.2Aprendizado online: comunicação em uma ecologia de informaçõesComunicação e liderança na equipe de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Saito Emília, Gualda Dulce Maria Rosa. Preocupando-se com a futura vivência da dor de parto e a sua expressão durante o trabalho de parto. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 25]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200031&lng=pt&nrm=van .

Ao procurar compreender a vivência da dor de parto pelas mulheres que deram à luz em um hospital-escola, onde a prática de analgesia do parto não é comum, foi possível perceber pela análise dos dados que a expectativa da experiência da sensação dolorosa é inerente ao processo de parturição pela gestante e pela forma que utiliza para expressar essa dor no contexto da assistência. O estudo etnográfico foi desenvolvido com a adoção da Antropologia Cultural como referencial e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as mulheres e pela observação direta do contexto. Conclui-se que a atitude de acolhimento da mulher pelo profissional que a assiste pode ser uma estratégia para a compreensão do fenômeno, independente da fase em que ela se encontra. Assim, possibilita a implementação de um cuidado eficaz e de qualidade, uma vez que refletirá de forma positiva na relação profissional-mulher e família.

Palavras-chave : dor; parto; assistência obstétrica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português