8, v.2Worrying about labor and delivery pain and its manifestation during childbearing processCommunication as a work process facilitator author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SIMOES, Ana Lúcia de Assis and FAVERO, Neide. Comunicação e liderança na equipe de enfermagem. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200032&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo teve como objetivos identificar fatores que interferem no processo de comunicação entre os profissionais de enfermagem, segundo a opinião de enfermeiros que coordenam a equipe de trabalho e apresentar e discutir estratégias que facilitam a comunicação na equipe de enfermagem. Os dados foram coletados através da utilização de dinâmicas de grupo, durante a realização de uma Oficina Pedagógica, a qual enfocava o tema Liderança, em suas diferentes facetas, dentre elas a comunicação na equipe de enfermagem. Foram participantes da pesquisa, 13 enfermeiros da área hospitalar. O material apreendido foi analisado segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram os principais fatores que interferem na comunicação, como o fato de não saber ouvir, a falta de transparência e algumas situações específicas da profissão. Como estratégias para melhorar a comunicação foi sugerido ouvir mais as pessoas, dar feedback, fornecer informações à equipe e administrar melhor o tempo. Concluiu-se que a utilização de estratégias adequadas de comunicação constitui-se em uma prática-chave para as equipes bem sucedidas.

Keywords : liderança; comunicação; equipe de enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese