8, v.2Worrying about labor and delivery pain and its manifestation during childbearing processCommunication as a work process facilitator índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

Simões Ana Lúcia de Assis, Fávero Neide. Comunicação e liderança na equipe de enfermagem. In: Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria [Anales electrnicos]; 2002  Mayo 02-03; San Pablo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mayo 19]. Disponible en: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200032&lng=es&nrm=van .

Este estudo teve como objetivos identificar fatores que interferem no processo de comunicação entre os profissionais de enfermagem, segundo a opinião de enfermeiros que coordenam a equipe de trabalho e apresentar e discutir estratégias que facilitam a comunicação na equipe de enfermagem. Os dados foram coletados através da utilização de dinâmicas de grupo, durante a realização de uma Oficina Pedagógica, a qual enfocava o tema Liderança, em suas diferentes facetas, dentre elas a comunicação na equipe de enfermagem. Foram participantes da pesquisa, 13 enfermeiros da área hospitalar. O material apreendido foi analisado segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram os principais fatores que interferem na comunicação, como o fato de não saber ouvir, a falta de transparência e algumas situações específicas da profissão. Como estratégias para melhorar a comunicação foi sugerido ouvir mais as pessoas, dar feedback, fornecer informações à equipe e administrar melhor o tempo. Concluiu-se que a utilização de estratégias adequadas de comunicação constitui-se em uma prática-chave para as equipes bem sucedidas.

Palabras llave : liderança; comunicação; equipe de enfermagem.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués