8, v.2Communication and leadership in the nursing teamThe use of touch as a humanization agent in icu nursing care author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ARAUJO, Luzia da Conceição de, FERREIRA, Jorge Sérgio Olimpio, PIRES, Nair Flor de Oliveira et al. A comunicação como agente facilitador dos processos de trabalho. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200033&lng=en&nrm=iso> .

A comunicação é o fator dificultador no desenvolvimento dos processos de trabalho na Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A questão é: Como resolver as situações originárias do deficiente processo de comunicação nas diversas áreas de responsabilidade da enfermagem?. Os objetivos são descrever a concepção do trabalho e discutir o diagnóstico elaborado no período 1998-2002. O referencial utilizado é o da administração descentralizada em enfermagem e a gerência participativa. O impacto do estudo centra-se na possibilidade de sua utilização para nortear a proposta de trabalho no período de 2002-2006. Pressupõe-se que a avaliação das áreas descentralizadas e dos níveis hierárquicos contribui para o eficiente processo de comunicação e o desenvolvimento do processo de trabalho. Considera-se a valorização dos recursos humanos como essencial para a sensibilização e participação de todos. Ações direcionada para os recursos humanos e reajustes no ambiente de trabalho devem ser definidos na expectativa de um resultado positivo.

Keywords : comunicação; administração; gerência participativa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese