8, v.2Comunicação e liderança na equipe de enfermagemO uso do toque como fator de humanização da assistência de enfermagem em UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Araujo Luzia da Conceição de, Ferreira Jorge Sérgio Olimpio, Pires Nair Flor de Oliveira, Figueiredo Nébia Maria de Almeida. A comunicação como agente facilitador dos processos de trabalho. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 24]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200033&lng=pt&nrm=van .

A comunicação é o fator dificultador no desenvolvimento dos processos de trabalho na Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A questão é: Como resolver as situações originárias do deficiente processo de comunicação nas diversas áreas de responsabilidade da enfermagem?. Os objetivos são descrever a concepção do trabalho e discutir o diagnóstico elaborado no período 1998-2002. O referencial utilizado é o da administração descentralizada em enfermagem e a gerência participativa. O impacto do estudo centra-se na possibilidade de sua utilização para nortear a proposta de trabalho no período de 2002-2006. Pressupõe-se que a avaliação das áreas descentralizadas e dos níveis hierárquicos contribui para o eficiente processo de comunicação e o desenvolvimento do processo de trabalho. Considera-se a valorização dos recursos humanos como essencial para a sensibilização e participação de todos. Ações direcionada para os recursos humanos e reajustes no ambiente de trabalho devem ser definidos na expectativa de um resultado positivo.

Palavras-chave : comunicação; administração; gerência participativa.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português