8, v.2Communication as a work process facilitatorNursing perception about work space at a mental health unit author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

TABET, Karla and CASTRO, Rosiani C. B. Ribeiro de. O uso do toque como fator de humanização da assistência de enfermagem em UTI. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200034&lng=en&nrm=iso> .

O presente estudo nasceu de uma inquietação a respeito da utilização do toque pelos profissionais de enfermagem, como forma de humanização da assistência em uma unidade de terapia intensiva. A pesquisa foi do tipo descritiva exploratória, utilizando um roteiro de observação para coletar os dados dos toques efetivamente usados, que foram mensurados com referência ao formato (parte do corpo tocada, horário, duração do contato e ação desencadeante) e conteúdo (tipo do toque e linguagem não verbal observada), com o objetivo de analisar comparativamente o uso do toque pela equipe de enfermagem, em uma UTI adulta e uma UTI pediátrica, em uma instituição privada. Dentre os principais achados, notou-se a maior incidência do toque instrumental nas duas unidades, sendo que na UTI adulta ocorreu maior número do toque expressivo/afetivo.

Keywords : comunicação não verbal; toque; humanização.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese