8, v.2A comunicação como agente facilitador dos processos de trabalhoA percepção dos enfermeiros com relação ao seu espaço de trabalho em uma unidade de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Tabet Karla, Castro Rosiani C. B. Ribeiro de. O uso do toque como fator de humanização da assistência de enfermagem em UTI. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 25]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200034&lng=pt&nrm=van .

O presente estudo nasceu de uma inquietação a respeito da utilização do toque pelos profissionais de enfermagem, como forma de humanização da assistência em uma unidade de terapia intensiva. A pesquisa foi do tipo descritiva exploratória, utilizando um roteiro de observação para coletar os dados dos toques efetivamente usados, que foram mensurados com referência ao formato (parte do corpo tocada, horário, duração do contato e ação desencadeante) e conteúdo (tipo do toque e linguagem não verbal observada), com o objetivo de analisar comparativamente o uso do toque pela equipe de enfermagem, em uma UTI adulta e uma UTI pediátrica, em uma instituição privada. Dentre os principais achados, notou-se a maior incidência do toque instrumental nas duas unidades, sendo que na UTI adulta ocorreu maior número do toque expressivo/afetivo.

Palavras-chave : comunicação não verbal; toque; humanização.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português