8, v.2The use of touch as a humanization agent in icu nursing careThe role of communication in leadership exerted by nurses author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CASTRO, Rosiani C. B. Ribeiro de and RANIERI, Maria Aparecida. A percepção dos enfermeiros com relação ao seu espaço de trabalho em uma unidade de saúde mental. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200035&lng=en&nrm=iso> .

As mudanças alavancadas pelo movimento da reforma psiquiátrica, inclusive de seus espaços, apontam para a humanização. Estes aspectos geram impacto e podem influenciar a vida de quem atua na área. Isto nos motivou a fazer um estudo exploratório-descritivo de campo com o objetivo de avaliar a influência e o uso do espaço físico das unidades de trabalho dos enfermeiros que atuam no Centro Integrado de Saúde Mental (C.A.I.S.M.) em São Paulo. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre/2000, e utilizamos instrumentos, para obter dados sobre o espaço físico; e dos enfermeiros, referentes a percepção e uso do espaço físico das unidades em que atuam. Os resultados permitem afirmar que a estrutura física desta instituição tem características inovadoras para a tradicional psiquiatria, mantendo as portas abertas, não tendo grades e cadeados, promovendo a individualidade através de quartos com poucos leitos e banheiros privativos, facilitando as interações por meio de espaços de convivência, entre outros. Os enfermeiros que participaram do estudo percebem estas características como diferentes e, na sua maioria, referem a influência da organização do ambiente na sua assistência, em suas relações com outros membros da equipe e em sua qualidade de vida pessoal e profissional, como positiva.

Keywords : enfermagem psiquiátrica; comunicação não verbal; espaço físico.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese