8, v.2The role of communication in leadership exerted by nursesCommunication in nursing: modernization of the hospital information system - the use of the electronic chart author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

JOIA, Elizabeth da Costa, BELLERGADE, Iara, ROCIO, Elizabeth Chavez Alvarez et al. Compreendendo a comunicação entre clientes e equipe de profissionais em ambulatório de um hospital psiquiátrico. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200037&lng=en&nrm=iso> .

Estudo realizado com o objetivo de compreender como a comunicação é percebida pelos usuários de ambulatório de um Instituto Psiquiátrico e o pessoal da equipe de saúde, utilizando o método descritivo na forma qualitativa. Fizeram parte do estudo 15 usuários do ambulatório do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os dados foram obtidos por meio de observação e entrevista. Respeitou-se o preconizado Pela Resolução 196/96 sobre pesquisa com seres humanos. Na análise dos dados emergiram as categorias: Chegando em busca de ajuda; Vivenciando a marcação de consultas; Esperando a consulta; Vivenciando a consulta; Expressando-se sobre a comunicação com profissionais da saúde; Avaliando o atendimento no ambulatório. Podemos concluir que a maior parte da clientela atendida está satisfeita com a comunicação havida entre ela e os profissionais, com algumas exceções, que embora tenham aparecido menos vezes merecem nossa atenção para que todos tenham um atendimento com qualidade.

Keywords : comunicação; enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese