8, v.2O papel da comunicação na ação de liderança exercida pelo enfermeiroComunicação em enfermagem: modernização do sistema de informação hospitalar - a utilização do prontuário eletrônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Joia Elizabeth da Costa, Bellergade Iara, Rocio Elizabeth Chavez Alvarez, Stefanelli Maguida Costa. Compreendendo a comunicação entre clientes e equipe de profissionais em ambulatório de um hospital psiquiátrico. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200037&lng=pt&nrm=van .

Estudo realizado com o objetivo de compreender como a comunicação é percebida pelos usuários de ambulatório de um Instituto Psiquiátrico e o pessoal da equipe de saúde, utilizando o método descritivo na forma qualitativa. Fizeram parte do estudo 15 usuários do ambulatório do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os dados foram obtidos por meio de observação e entrevista. Respeitou-se o preconizado Pela Resolução 196/96 sobre pesquisa com seres humanos. Na análise dos dados emergiram as categorias: Chegando em busca de ajuda; Vivenciando a marcação de consultas; Esperando a consulta; Vivenciando a consulta; Expressando-se sobre a comunicação com profissionais da saúde; Avaliando o atendimento no ambulatório. Podemos concluir que a maior parte da clientela atendida está satisfeita com a comunicação havida entre ela e os profissionais, com algumas exceções, que embora tenham aparecido menos vezes merecem nossa atenção para que todos tenham um atendimento com qualidade.

Palavras-chave : comunicação; enfermagem psiquiátrica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português