8, v.2Understanding communication between consumers and professional team at the outpatient unit of a psychiatric hospitalCutting, pasting and discussing: the art of constructing meanings for education author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

LESSA, Márcia Cristina, PINHA, Tatiane Villas Boas da, SILVA, Thays Taboada et al. Comunicação em enfermagem: modernização do sistema de informação hospitalar - a utilização do prontuário eletrônico. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200038&lng=en&nrm=iso> .

Trata-se de um estudo de natureza qualitativo-descritivo realizado por acadêmicos da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). O objeto de estudo é a utilização do prontuário eletrônico pela equipe de enfermagem.Tem por objetivos: Identificar a interferência da utilização do prontuário eletrônico na assistência prestada ao cliente pela equipe de enfermagem; Analisar vantagens e desvantagens da utilização do prontuário eletrônico pela equipe de Enfermagem. Os sujeitos foram 27 membros da equipe de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) de dois setores de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de entrevista baseada em roteiro semi - estruturado e utilizando gravador de som. Após transcrição os dados foram agrupados em quatro unidades de análise assim denominadas: A influência do contato prévio com o computador na utilização do prontuário eletrônico, A resistência ao prontuário eletrônico associada ao tempo de serviço com o prontuário tradicional,Vantagens da utilização do prontuário eletrônico pela equipe de enfermagem e Desvantagens da utilização do prontuário eletrônico. O tema é de interesse atual uma vez que é uma tendência mundial a utilização da informática em diversos setores de atendimento à saúde. Deste modo há necessidade de realização de estudos que evidenciem as implicações da utilização de sistemas informatizados para a assistência de enfermagem.

Keywords : comunicação; enfermagem; informação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese