8, v.2Communication in nursing: modernization of the hospital information system - the use of the electronic chartLaboratory of didactic-pedagogical actions in a licentiate’s course in nursing: an experience to pass forward índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

PINTO, Cecilia Maria Izidoro, SANTOS, Claudia Regina Gonçalves Couto dos, BRANCO, Elen Martins da Silva Castelo et al. Cortar, colar e discutir: a arte de construir significados para a educação. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200039&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho surgiu frente às discussões em torno da educação que emergiram na Disciplina "Formação Didático-Pedagógica" do Curso de Mestrado do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - U.F.R.J., que tem como preocupação central discutir, criar, analisar e entender os processos educativos na área da saúde. Os objetivos foram: sensibilizar o aluno a buscar os conceitos de educação; proporcionar uma discussão problematizadora, contribuindo para o aprofundamento do significado de educação; analisar os conceitos de educação a partir da produção artística dos alunos e construir o conceito de educação a partir dos subitens/subconceitos discutidos. O cenário: uma sala do NUTES. Participantes: a professora, mestrandos e alunos especiais da disciplina. A estratégia: Recorte e Colagem. O resultado: Expressões significativas oriundas da atividade de cortar e colar, expressas nos cartazes ilustrados pelos alunos, originando categorias de análise: educação e poder, .gênero e tecnologia. Em outras palavras, a estratégia utilizada, foi reveladora de discussões e análises sobre os temas trazidos ao debate. Finalmente acreditamos que este estudo permitiu o alcance das expectativas dos participantes no que podem esperar da escola e do processo ensino-aprendizagem.

Palabras llave : educação para a saúde; tecnologia educacional.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués