Serviços
Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN
Resumo
PINTO, Cecilia Maria Izidoro, SANTOS, Claudia Regina Gonçalves Couto dos, BRANCO, Elen Martins da Silva Castelo et al. Cortar, colar e discutir: a arte de construir significados para a educação. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200039&lng=pt&nrm=iso> .
Este trabalho surgiu frente às discussões em torno da educação que emergiram na Disciplina "Formação Didático-Pedagógica" do Curso de Mestrado do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - U.F.R.J., que tem como preocupação central discutir, criar, analisar e entender os processos educativos na área da saúde. Os objetivos foram: sensibilizar o aluno a buscar os conceitos de educação; proporcionar uma discussão problematizadora, contribuindo para o aprofundamento do significado de educação; analisar os conceitos de educação a partir da produção artística dos alunos e construir o conceito de educação a partir dos subitens/subconceitos discutidos. O cenário: uma sala do NUTES. Participantes: a professora, mestrandos e alunos especiais da disciplina. A estratégia: Recorte e Colagem. O resultado: Expressões significativas oriundas da atividade de cortar e colar, expressas nos cartazes ilustrados pelos alunos, originando categorias de análise: educação e poder, .gênero e tecnologia. Em outras palavras, a estratégia utilizada, foi reveladora de discussões e análises sobre os temas trazidos ao debate. Finalmente acreditamos que este estudo permitiu o alcance das expectativas dos participantes no que podem esperar da escola e do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave : educação para a saúde; tecnologia educacional.