8, v.2Comunicação em enfermagem: modernização do sistema de informação hospitalar - a utilização do prontuário eletrônicoLaboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Pinto Cecilia Maria Izidoro, Santos Claudia Regina Gonçalves Couto dos, Branco Elen Martins da Silva Castelo, Brandão Marcos Antônio Gomes, Santos Maria da Soledade Simeão dos. Cortar, colar e discutir: a arte de construir significados para a educação. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200039&lng=pt&nrm=van .

Este trabalho surgiu frente às discussões em torno da educação que emergiram na Disciplina "Formação Didático-Pedagógica" do Curso de Mestrado do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - U.F.R.J., que tem como preocupação central discutir, criar, analisar e entender os processos educativos na área da saúde. Os objetivos foram: sensibilizar o aluno a buscar os conceitos de educação; proporcionar uma discussão problematizadora, contribuindo para o aprofundamento do significado de educação; analisar os conceitos de educação a partir da produção artística dos alunos e construir o conceito de educação a partir dos subitens/subconceitos discutidos. O cenário: uma sala do NUTES. Participantes: a professora, mestrandos e alunos especiais da disciplina. A estratégia: Recorte e Colagem. O resultado: Expressões significativas oriundas da atividade de cortar e colar, expressas nos cartazes ilustrados pelos alunos, originando categorias de análise: educação e poder, .gênero e tecnologia. Em outras palavras, a estratégia utilizada, foi reveladora de discussões e análises sobre os temas trazidos ao debate. Finalmente acreditamos que este estudo permitiu o alcance das expectativas dos participantes no que podem esperar da escola e do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : educação para a saúde; tecnologia educacional.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português