Services
Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN
Abstract
ROSAS, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa, SANTANA, Gabriela Oliveira, VIANA, Ligia de Oliveira et al. Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicar.. In: BRAZILIAN NURSING COMMUNICATION SYMPOSIUM, 8., 2002, São Paulo. Proceedings online... Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200040&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 20 Apr. 2024.
A busca por um ensino voltado para a realidade social, tem sido uma preocupação efetiva da Escola de Enfermagem Anna Nery. Neste contexto, identificamos através do Curso de Licenciatura a necessidade de desenvolver uma abordagem didático-pedagógica que culmine na construção de procedimentos e equipamentos possibilitadores da comunicação e do processo de socialização do conhecimento. Assim, criamos o Laboratório de ações didático-pedagógicas, em junho de 2000, com objetivos de: desenvolver formas de ensino e aprendizagem de acordo com os procedimentos didáticos críticos do educando e do educador; estimular a criação de técnicas didáticas através da criatividade, atitudes críticas e visão de conjunto dos alunos e professores; oportunizar a educação continuada dos licenciandos, buscando repensar a prática pedagógica e avaliar a criação das formas de ensino e aprendizagem resultantes dos procedimentos didáticos críticos do educando e do educador na ação de ensinar a assistir em enfermagem. Os resultados de nossas experiências apontam: motivação crescente entre os discentes, mesmo aqueles que não são licenciandos e dos docentes em realizarem seus trabalhos científicos, voltados para o desenvolvimento de técnicas didáticas para melhor comunicar a assistência de enfermagem no intuito de possibilitar ao assistido um cuidar qualificado. Dos doze alunos que concluíram o Curso de Licenciatura nestes dois anos, oito estão em Cursos de Especialização, quatro no Curso de Mestrado nas diversas instituições do Rio de Janeiro e continuam ousando formas de ensinar a cuidar com dinamismo.
Keywords : laboratório; licenciatura; ensino.