Services
Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN
Abstract
ROSAS, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa, SANTANA, Gabriela Oliveira, VIANA, Ligia de Oliveira et al. Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicar. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200040&lng=en&nrm=iso> .
A busca por um ensino voltado para a realidade social, tem sido uma preocupação efetiva da Escola de Enfermagem Anna Nery. Neste contexto, identificamos através do Curso de Licenciatura a necessidade de desenvolver uma abordagem didático-pedagógica que culmine na construção de procedimentos e equipamentos possibilitadores da comunicação e do processo de socialização do conhecimento. Assim, criamos o Laboratório de ações didático-pedagógicas, em junho de 2000, com objetivos de: desenvolver formas de ensino e aprendizagem de acordo com os procedimentos didáticos críticos do educando e do educador; estimular a criação de técnicas didáticas através da criatividade, atitudes críticas e visão de conjunto dos alunos e professores; oportunizar a educação continuada dos licenciandos, buscando repensar a prática pedagógica e avaliar a criação das formas de ensino e aprendizagem resultantes dos procedimentos didáticos críticos do educando e do educador na ação de ensinar a assistir em enfermagem. Os resultados de nossas experiências apontam: motivação crescente entre os discentes, mesmo aqueles que não são licenciandos e dos docentes em realizarem seus trabalhos científicos, voltados para o desenvolvimento de técnicas didáticas para melhor comunicar a assistência de enfermagem no intuito de possibilitar ao assistido um cuidar qualificado. Dos doze alunos que concluíram o Curso de Licenciatura nestes dois anos, oito estão em Cursos de Especialização, quatro no Curso de Mestrado nas diversas instituições do Rio de Janeiro e continuam ousando formas de ensinar a cuidar com dinamismo.
Keywords : laboratório; licenciatura; ensino.