8, v.2Cutting, pasting and discussing: the art of constructing meanings for educationFacing communication difficulties: the hospitalization experience of japanese immigrants author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ROSAS, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa, SANTANA, Gabriela Oliveira, VIANA, Ligia de Oliveira et al. Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicar. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200040&lng=en&nrm=iso> .

A busca por um ensino voltado para a realidade social, tem sido uma preocupação efetiva da Escola de Enfermagem Anna Nery. Neste contexto, identificamos através do Curso de Licenciatura a necessidade de desenvolver uma abordagem didático-pedagógica que culmine na construção de procedimentos e equipamentos possibilitadores da comunicação e do processo de socialização do conhecimento. Assim, criamos o Laboratório de ações didático-pedagógicas, em junho de 2000, com objetivos de: desenvolver formas de ensino e aprendizagem de acordo com os procedimentos didáticos críticos do educando e do educador; estimular a criação de técnicas didáticas através da criatividade, atitudes críticas e visão de conjunto dos alunos e professores; oportunizar a educação continuada dos licenciandos, buscando repensar a prática pedagógica e avaliar a criação das formas de ensino e aprendizagem resultantes dos procedimentos didáticos críticos do educando e do educador na ação de ensinar a assistir em enfermagem. Os resultados de nossas experiências apontam: motivação crescente entre os discentes, mesmo aqueles que não são licenciandos e dos docentes em realizarem seus trabalhos científicos, voltados para o desenvolvimento de técnicas didáticas para melhor comunicar a assistência de enfermagem no intuito de possibilitar ao assistido um cuidar qualificado. Dos doze alunos que concluíram o Curso de Licenciatura nestes dois anos, oito estão em Cursos de Especialização, quatro no Curso de Mestrado nas diversas instituições do Rio de Janeiro e continuam ousando formas de ensinar a cuidar com dinamismo.

Keywords : laboratório; licenciatura; ensino.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese