8, v.2Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicarA construção de um sistema de informação para a rede de centros de atenção psicossocial (CAPS) no município do Rio de Janeiro: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

CHUBACI, Rosa Yuka Sato e MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa. Enfrentando dificuldade para comunicar-se: a experiência da hospitalização do imigrante japonês. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 06 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200041&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo apresenta a importância da comunicação para o paciente imigrante japonês durante o seu processo de hospitalização. Para desvelar as suas experiências vividas optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Foi permitido compreender que a cultura realmente exerce uma influência importante no comportamento e atitudes desses imigrantes japoneses em relação à sua doença e hospitalização. Dentre as experiências vivenciadas, o imigrante japonês mostrou que a dificuldade com o idioma português interfere na compreensão da doença, tratamento e no relacionamento com a equipe de saúde, fazendo suscitar o sentimento de insegurança.

Palavras-chave : imigrante; comunicação; hospitalização.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português