8, v.2Laboratório de ações didático-pedagógicas no curso de licenciatura em enfermagem: uma experiência para comunicarA construção de um sistema de informação para a rede de centros de atenção psicossocial (CAPS) no município do Rio de Janeiro: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Chubaci Rosa Yuka Sato, Merighi Miriam Aparecida Barbosa. Enfrentando dificuldade para comunicar-se: a experiência da hospitalização do imigrante japonês. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 26]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200041&lng=pt&nrm=van .

Este artigo apresenta a importância da comunicação para o paciente imigrante japonês durante o seu processo de hospitalização. Para desvelar as suas experiências vividas optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Foi permitido compreender que a cultura realmente exerce uma influência importante no comportamento e atitudes desses imigrantes japoneses em relação à sua doença e hospitalização. Dentre as experiências vivenciadas, o imigrante japonês mostrou que a dificuldade com o idioma português interfere na compreensão da doença, tratamento e no relacionamento com a equipe de saúde, fazendo suscitar o sentimento de insegurança.

Palavras-chave : imigrante; comunicação; hospitalização.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português