8, v.2Facing communication difficulties: the hospitalization experience of japanese immigrantsThe communicative expression of the meaning of work as used by undergraduate nursing students author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

MELLO, Rosâne and ABRANCHES, Sueli Soldati. A construção de um sistema de informação para a rede de centros de atenção psicossocial (CAPS) no município do Rio de Janeiro: um relato de experiência. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200042&lng=en&nrm=iso> .

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de construção de um sistema de informações adequado às especificidades das novas modalidades assistenciais em saúde mental, em especial os Centros de Atenção Psicossocial. O estudo é do tipo qualitativo e utiliza o relato de vida como instrumento de coleta de dados, relatando a construção deste sistema, que ocorreu em 1999 e está sendo utilizado até os dias de hoje. O resultado desta experiência foi à elaboração de um instrumento que abrange informações de ordem quantitativa e qualitativa, fornecendo dados clínicos e sociais de cada cliente, bem como a freqüência de utilização do serviço por clientes e familiares. A partir deste estudo podemos inferir que tal instrumento é de extrema importância, pois, através dele surge a possibilidade de otimização do fluxo de informações e da avaliação do serviço. Faz-se necessário destacar que esta construção foi feita por equipe transdisciplinar, o que possibilitou uma abrangência maior ao instrumento.

Keywords : sistema de informação; saúde mental.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese