8, v.2Enfrentando dificuldade para comunicar-se: a experiência da hospitalização do imigrante japonêsA expressão comunicativa do significado do trabalho por alunos de graduação em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Mello Rosâne, Abranches Sueli Soldati. A construção de um sistema de informação para a rede de centros de atenção psicossocial (CAPS) no município do Rio de Janeiro: um relato de experiência. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200042&lng=pt&nrm=van .

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de construção de um sistema de informações adequado às especificidades das novas modalidades assistenciais em saúde mental, em especial os Centros de Atenção Psicossocial. O estudo é do tipo qualitativo e utiliza o relato de vida como instrumento de coleta de dados, relatando a construção deste sistema, que ocorreu em 1999 e está sendo utilizado até os dias de hoje. O resultado desta experiência foi à elaboração de um instrumento que abrange informações de ordem quantitativa e qualitativa, fornecendo dados clínicos e sociais de cada cliente, bem como a freqüência de utilização do serviço por clientes e familiares. A partir deste estudo podemos inferir que tal instrumento é de extrema importância, pois, através dele surge a possibilidade de otimização do fluxo de informações e da avaliação do serviço. Faz-se necessário destacar que esta construção foi feita por equipe transdisciplinar, o que possibilitou uma abrangência maior ao instrumento.

Palavras-chave : sistema de informação; saúde mental.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português