8, v.2The construction of an information system for the day-care unit network of Rio de Janeiro: an experience reportInternet facilitating communication and hurdling geographic barriers in the postgraduate advisory process author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ABRANCHES, Sueli Soldati and MELLO, Rosâne. A expressão comunicativa do significado do trabalho por alunos de graduação em enfermagem. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200043&lng=en&nrm=iso> .

A comunicação em sala de aula, é um processo amplo e complexo, que se inicia nos primeiros encontros pedagógicos entre professor e aluno, porém nem sempre de forma satisfatória. Este estudo teve como objetivo identificar o significado da palavra trabalho, pelos alunos do último ano de um curso de graduação em enfermagem, como forma de introduzir a disciplina de Enfermagem em Saúde Ocupacional. O estudo foi do tipo descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário e os resultados obtidos foram analisados e discutidos de acordo com o embasamento teórico de Mielnik (1976). A expressão dos discentes sobre a temática, evidenciou os aspectos positivos do trabalho, relacionando-os aos atos de fazer, construir e desenvolver atividades com cidadania. Outros estudantes relataram os aspectos de sobrevivência e stress gerados pelo trabalho, mas que de acordo com os mesmos, devem ser equilibrados. Conhecer a expressão de idéias e sentimentos dos discentes e sua singularidade, contribuiu para um diálogo efetivo na relação docente-discente, bem como para a construção do conhecimento. Sugere-se novos estudos sobre a temática, a fim de apontar novas reflexões.

Keywords : trabalho; comunicação; conhecimento.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese