8, v.2Internet facilitando a comunicação e transpondo barreiras geográficas no processo de orientação na pós-graduaçãoRepensando a comunicação como instrumento gerencial em saúde a partir de uma perspectiva dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

MENDES, Maria Manuela Rino e LORO, Fabrícia Cristina Cotrin. Comunicação na velhice: subsídios da literatura (estudo piloto). In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 06 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200045&lng=pt&nrm=iso> .

O objetivo deste estudo (piloto) é aplicar o modelo de análise integrativa da literatura, segundo Ganong, orientado pela indagação "como é compreendida a comunicação dos idosos". A definição da amostra para análise representa 30,7% das 131 pesquisas selecionadas, conforme critérios de inclusão, firmadas pelas palavras chave comunicação e envelhecimento, identificadas no Medline, Cinahl, Lilacs e Dedalus, durante 1994-2000. Os resultados apontam análises descritivas da literatura e empírica com idosos, sobre as barreiras na comunicação entre enfermeiras e idosos cirúrgicos; as implicações funcionais e emotivas na comunicação de idosos com perdas visuais e importância de serviços de apoio, além da auto-percepção de idosos sobre o envelhecer, papéis do idoso e relações com a família. O piloto confirma a viabilidade da "análise integrativa" conforme roteiro adaptado para o estudo.

Palavras-chave : comunicação; interação; idoso; envelhecimento.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português