8, v.2Internet facilitando a comunicação e transpondo barreiras geográficas no processo de orientação na pós-graduaçãoRepensando a comunicação como instrumento gerencial em saúde a partir de uma perspectiva dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Mendes Maria Manuela Rino, Loro Fabrícia Cristina Cotrin. Comunicação na velhice: subsídios da literatura (estudo piloto). In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Mar 28]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200045&lng=pt&nrm=van .

O objetivo deste estudo (piloto) é aplicar o modelo de análise integrativa da literatura, segundo Ganong, orientado pela indagação "como é compreendida a comunicação dos idosos". A definição da amostra para análise representa 30,7% das 131 pesquisas selecionadas, conforme critérios de inclusão, firmadas pelas palavras chave comunicação e envelhecimento, identificadas no Medline, Cinahl, Lilacs e Dedalus, durante 1994-2000. Os resultados apontam análises descritivas da literatura e empírica com idosos, sobre as barreiras na comunicação entre enfermeiras e idosos cirúrgicos; as implicações funcionais e emotivas na comunicação de idosos com perdas visuais e importância de serviços de apoio, além da auto-percepção de idosos sobre o envelhecer, papéis do idoso e relações com a família. O piloto confirma a viabilidade da "análise integrativa" conforme roteiro adaptado para o estudo.

Palavras-chave : comunicação; interação; idoso; envelhecimento.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português