8, v.2Communication in old age: literature support (pilot study)Communication among nurses, family and the critical patient índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

CORREA, Adriana Katia y ROZENDO, Célia Alves. Repensando a comunicação como instrumento gerencial em saúde a partir de uma perspectiva dialógica. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200046&lng=es&nrm=iso> .

Nos serviços de saúde, predomina a perspectiva gerencial fundamentada na racionalidade instrumental. Nesse contexto, o processo de comunicação gerencial se desenvolve, principalmente, como instrumento formal que preserva o instituído em termos de hierarquias, normas e regras. Tal perspectiva vem sofrendo críticas já que não responde à proposta de implementação de um modelo assistencial calcado na integralidade da assistência, universalização, eqüidade, participação social do usuário, dentre outros princípios. Na constituição de um fazer gerencial que considere a dignidade do trabalhador e do usuário, a comunicação revela-se como instrumento a ser redimensionado, considerando as dimensões políticas, sociais, pessoais, enfim, humanas, presentes nas instituições. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é refletir acerca da comunicação como instrumento gerencial em saúde, em uma perspectiva dialógica. Inicialmente, são feitas algumas breves considerações sobre as origens da gerência no contexto de trabalho capitalista e sua inserção no campo da saúde, com ênfase na racionalidade instrumental. Em seguida, são feitas considerações sobre a gerência em uma perspectiva contemporânea, enfocando a sua dimensão comunicativa, sendo apontados, dentre outros, o exercício de relações dialógicas, o enfrentamento de conflitos, a possibilidade de tomada de decisão compartilhada e mais criativa e, finalmente, o estabelecimento de relações mais humanas com o usuário.

Palabras llave : comunicação; gerência; serviços de saúde.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués